Administrar, Organizar e Facilitar a Rotina Doméstica


Administrar e organizar as tarefas diárias do lar é uma rotina um pouco chata e cansativa, mas adquirindo pequenos hábitos, modificando as formas de realizar o que tem que ser feito e programando as atividades, o dia-a-dia torna-se mais leve e a organização passa a fazer parte do nosso cotidiano. Para começar, analise o ambiente, doe o que não usa mais, jogue fora o que não tem mais utilidade e arrume tudo de uma forma prática e fácil de manter organizado. Uma casa limpa, com armários, gavetas e despensa organizadas, com contas e documentos guardados e em ordem e uma cozinha prática e eficiente, deixa a vida muito mais tranquila. Depois é só fazer um Programa de Organização que vai variar de acordo com o tempo e os horários disponíveis. Aqui você encontra dicas e sugestões para montar sua programação pessoal, para se organizar e ter uma vida mais gostosa e feliz.

sexta-feira, agosto 05, 2011

Check-up da Casa

            Para evitar transtornos fora de hora, o ideal é previnir desde a construção ou reforma da casa, investindo em mão-de-obra e materiais de qualidade, para que erros como sujeiras deixadas nos ralos, encanamentos com junções mal vedadas, pinturas mal feitas, não sejam cometidos na execução do projeto.
Também na manutenção a idéia é evitar os problemas antes que eles aconteçam. Por isso um guia de manutenção vai ajudar a distribuir etapas, para que os reparos sejam distribuidos mê a mês, de acordo com a necessidade e o tempo disponível. Os pontos chaves que necessitam ser verificados são:
  • Pia da cozinha e banheiro - Verificar se o silicone que veda a junção da cuba com a bancada não contém desgastes ou frestas. Reaplique o produto caso seja necessário. Se precisar,troque o vedante das torneiras.
  • Maçanetas e fechaduras - Limpe tudo com pano úmido. Use grafite em pó nos cilindros das fechaduras, caso a chave começar a enguiçar.
  • Caixa-d'água - Esvazie e lave com água, detergente e escova de nylon. Depois desinfete com água sanitária.Para limpar e desinfetar o encanamento, encha a caixa e coloque 1 litro de água sanitária para cada 100 litros de água. Deixe de molho por 2 horas, feche a entrada de água e esvazie a caixa abrindo todas as torneiras e disparando as descargas até sair todo o líquido. Enxaguar a caixa e soltar a entrada de água.
  • Quadro de distribuição - Desligue tudo e limpe os disjuntores. Observe se os isolamentos estão derretidos ou se contém alguma mancha. Se precisar substituir alguma peça, chame o eletricista.
  • Fachadas - as texturas devem ser lavadas com jato de água, se precisar fazer os reparos. Fachadas com pedras  precisam de atenção no rejunte entre as pedras, se estiver danificado, deve ser refeito o mis rápido possível, para evitar maiores danos.
  • Portas e esquadrias de madeira -  Devem ser lixadas e o verniz ou a tinta reaplicados. Verificar o funcionamento dos rolamentos e a substituição se necessário.
  • Sifões, ralos e caixas sinfonadas - Limpe o copo dos sifões e as caixas de ralos, para retirar a sujeira acumulada, como cabelos, gorduras e restos de alimentos.
  • Telhado - Encontre e substitua as telhas quebradas, confira as amarrações, o madeiramento, e trincas nos rejuntes.
  • Calhas - Desobstruir a saída de água, retirando as folhas e sujeiras acumuladas. Procure pntos de ferrugem, lixe e aplique tinta esmalte.
  • Estruturas de concreto - Verifique se os ferros das armações não estão aparentes para fazer os reparos seguindo orientação de um engenheiro.
  • Caixa de descarga acoplada - Verificar se a bóia está funcionando perfeitamente
  • Banheiro - Se possuir manchas de umidade, chame um encanador para verificar se existe algum vazamento ou se é apenas ventilação insuficiente.
  • Válvula de descarga - Regular ou trocar a peça, caso demore muito para fechar.
  • Metais do banheiro - Para realçar o brilho das peças cromadas, douradas ou envelhecidas, use um polidor não corrosivo.
  • Rejuntes - Lave as paredes e pisos com produtos desengordurantes e verifique os rejuntes, caso necessário refaça as partes danificadas.