Administrar, Organizar e Facilitar a Rotina Doméstica


Administrar e organizar as tarefas diárias do lar é uma rotina um pouco chata e cansativa, mas adquirindo pequenos hábitos, modificando as formas de realizar o que tem que ser feito e programando as atividades, o dia-a-dia torna-se mais leve e a organização passa a fazer parte do nosso cotidiano. Para começar, analise o ambiente, doe o que não usa mais, jogue fora o que não tem mais utilidade e arrume tudo de uma forma prática e fácil de manter organizado. Uma casa limpa, com armários, gavetas e despensa organizadas, com contas e documentos guardados e em ordem e uma cozinha prática e eficiente, deixa a vida muito mais tranquila. Depois é só fazer um Programa de Organização que vai variar de acordo com o tempo e os horários disponíveis. Aqui você encontra dicas e sugestões para montar sua programação pessoal, para se organizar e ter uma vida mais gostosa e feliz.

sexta-feira, março 30, 2012

Manchas de Roupas

           Para remover manchas em geral, o ideal é lavar a peça em água fria e depois usar um alvejante, mas para alguns tipos de mancha existem dicas que facilitam sua retirada.
  • CANETA - manchas de caneta em tecidos de poliéster são removidas se esfregadas suavemente com algodão embebido em álcool, se o tecido for de algodão, misture alvejante sem cloro e álcool e passe sobre a mancha.
  • GORDURA -  lavar com detergente e água fria, para retirar o excesso, depois, com água quente. Se a quantidade de gordura for muita,use uma pasta feita com removedor de manchas e detergente, deixe agir por 10 minutos e lave com água fria. Finalize lavando com água quente.
  • DESODORANTE - manchas amareladas em camisas e blusas, na área das axilas usar removedor puro sobre elas e lavar normalmente a peça. Se necessário usar novamente o removedor.
  • VINHO - Logo que derramar a bebida, lave imediatamente com água, sem esfregar.Se for retirar a mancha depois, aplique sabão em pó sobre ela e lave primeiramente com água fria, depois aplique alvejante sem cloro e lave com água quente.
  • MOFO - Lavar normalmente a peça logo que aparecer a mancha de mofo. Se persistir, usar um tira-limo, destes usados para lavar banheiros, deixar de molho por meia hora e lavar normalmente.
  • SANGUE - A mancha avermelhada sai facilmente com água, e a mancha amarelada que fica sai lavando com sabão em pó e alvejante sem cloro.
  • FRUTAS COLORIDAS - Para retirar manchas de frutas ou legumes coloridos, basta lavar normalmente, ou usar alvejante sem cloro e sabão em pó quando a mancha for mais antiga.