Administrar, Organizar e Facilitar a Rotina Doméstica


Administrar e organizar as tarefas diárias do lar é uma rotina um pouco chata e cansativa, mas adquirindo pequenos hábitos, modificando as formas de realizar o que tem que ser feito e programando as atividades, o dia-a-dia torna-se mais leve e a organização passa a fazer parte do nosso cotidiano. Para começar, analise o ambiente, doe o que não usa mais, jogue fora o que não tem mais utilidade e arrume tudo de uma forma prática e fácil de manter organizado. Uma casa limpa, com armários, gavetas e despensa organizadas, com contas e documentos guardados e em ordem e uma cozinha prática e eficiente, deixa a vida muito mais tranquila. Depois é só fazer um Programa de Organização que vai variar de acordo com o tempo e os horários disponíveis. Aqui você encontra dicas e sugestões para montar sua programação pessoal, para se organizar e ter uma vida mais gostosa e feliz.

domingo, abril 01, 2012

Água - Consumo Consciente

            Pequenas ações no dia-a-dia podem fazer a diferença, quando o assunto é economizar água. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), nós, os brasileiros gastamos por dia 2oo litros de água, sendo que o recomendado seria 100 litros em média. 
           São pequenas mudanças como fechar a torneira enquanto escovamos os dentes ou acumular roupa para lavar na capacidade máxima da máquina, fazer manutenção das torneiras e do encanamento em geral para evitar desperdício, podem levar a grandes resultados. Veja como você pode economizar água:

No banheiro - Depois de molhar a escova de dentes, feche a torneira durante toda a escovação. Se deixar a torneira aberta por 5 minutos, o consumo é de 12 litros.
Na cozinha - Tire os restos de comida dos pratos e panelas com esponja ou toalha de papel, ensaboe tudo que tiver que ser lavado e depois abra a torneira.
Área de serviço - Tanto no tanque quanto na máquina deixe acumular a roupa para  economizar água.
Jardim, piscina e calçada - Use regador para molhar as plantas, e para reduzir a evaporização regue de manhã, bem cedinho ou à noite. A piscina quando usamos cobertura conseguimos 90% de redução na evaporização mensal. Nunca lave a calçada com mangueira, use vasoura para remover a sujeira e se possível use a água de enxague das roupas para lavar as calçadas e quintais.