Administrar, Organizar e Facilitar a Rotina Doméstica


Administrar e organizar as tarefas diárias do lar é uma rotina um pouco chata e cansativa, mas adquirindo pequenos hábitos, modificando as formas de realizar o que tem que ser feito e programando as atividades, o dia-a-dia torna-se mais leve e a organização passa a fazer parte do nosso cotidiano. Para começar, analise o ambiente, doe o que não usa mais, jogue fora o que não tem mais utilidade e arrume tudo de uma forma prática e fácil de manter organizado. Uma casa limpa, com armários, gavetas e despensa organizadas, com contas e documentos guardados e em ordem e uma cozinha prática e eficiente, deixa a vida muito mais tranquila. Depois é só fazer um Programa de Organização que vai variar de acordo com o tempo e os horários disponíveis. Aqui você encontra dicas e sugestões para montar sua programação pessoal, para se organizar e ter uma vida mais gostosa e feliz.

segunda-feira, abril 16, 2012

Panelas Conservadas, Bonitas e Brilhantes

           Use sempre esponja macia e detergente neutro para lavar suas panelas e deixá-las bonitas e brilhantes. Para cada tipo de material existe um tratamento diferente para a conservação das panelas:

     PANELAS DE  AÇO INOX OU ALUMÍNIO
          Para retirar manchas, encha sua panela de água quente e adicione suco de limão ou vinagre de maçã. Quando queimar a comida e grudar no fundo, coloque água com uma colher de vinagre, sal de cozinha ou bicarbonato de sódio até a metade da panela e deixe no fogo baixo até soltar.

   
 PANELAS DE CERÂMICA
          Antes de usar pela primeira vez, deixe-a em banho-maria por uns vinte minutos, para retirar o cheiro e o gosto de barro.                                                                 



             PANELAS DE COBRE
   Para limpar e dar brilho ao cobre esfregue a
panela com um pano e uma solução de farinha de trigo e vinagre de maça em partes iguais. Depois lave-a em água quente e seque bem.
             
   
   
              PANELAS ESMALTADAS
    Depois de lavar a panela passe álcool nas partes esmaltadas, para evitar que fiquem amareladas. Para retirar manchas, misture duas colheres de chá de água sanitária e meio litro de água e deixe de molho por umas duas horas. Não usar esta mistura se houver pinturas ou decalques na superfície da panela.                                                                                                       


                PANELAS DE FERRO
     Depois de lavar e retirar o excesso de água, coloque a panela na trempe do fogão e acenda a chama para que seque completamente e não enferruje. Pode-se, ainda, passar com um papel toalha, uma fina camada de óleo de cozinha em toda a sua superfície, depois que estiver fria.

     

  PANELAS DE  PEDRA-SABÃO
         Unte com óleo de cozinha, por dentro e por fora, encha de água e leve ao forno bem quente por duas horas, antes do primeiro uso.                                                                                                          





            PANELAS DE  TEFLON
       Passa-se pó de café, com patel absorvente, para retirar manchas.